sábado, 2 de abril de 2011

ESPERANÇA E SONHOS

Esperança e sonhos. Sem eles a vida não tem sentido. E nós, como simples seres humanos, temos a necessidade de fazer com que a vida tenha algum sentido.
Qual o sentido da minha vida?
Quem nunca se perguntou isso?
Todos nós já nos fizemos está pergunta.
Mas dificilmente se consegue uma resposta.
Hoje eu vou tentar. Não que eu saiba mais que os outros. Não, não é isso. Mas, ao menos, eu quero tentar.
Claro que cada um, tem o seu papel, a sua “missão” neste mundo. O que eu quero dizer é que, para que cada um faça aquilo que lhe é de direito e obrigação, é preciso encontrar um sentido na vida. Então, essas linhas não são sobre “o sentido da vida”, mas sim, sobre fazer com que a vida tenha algum sentido.
Esperança e sonhos. Com essas palavras comecei este texto. E isto, por uma razão bem simples. Se você não possuir estes dois desejos estes dois sentimentos, nunca encontrará uma razão para sua vida.
Como alguém já disse antes, este mundo se parece mais com um inferno do que com um paraíso. Existem tantos sofrimentos, tanta maldade, tanta angústia, que esta é uma conclusão bem plausível. Mas se é realmente, ou não, isso não importa. O que importa é que você pegue a sua esperança e seus sonhos e siga em frente. Os seus sonhos serão necessários para que você acredite não se sinta sozinho, para que você consiga ir em busca do seu desejo maior, seja ele qual for. Mas só os sonhos não seriam suficientes para que você pudesse seguir em frente. Então, nos foi dado o dom de termos esperança. É ela quem irá nos ajudar para que não desistamos de nossos sonhos.
Esperança e sonhos. Nunca siga em sua vida sem que esta dupla lhe seja fiel companheira.
E durante a vida, talvez você descubra o sentido dela ou, ao menos, como já foi dito, dê algum sentido a ela. Mas uma coisa é certa, uma das razões para que você esteja aqui é a de contribuir para tornar felizes todas às pessoas que você ama. E acredite, este é um motivo muito importante para que se lute na vida. Ajudar a fazer as pessoas que você ama as mais felizes o possível.
E talvez, até mesmo mais importante do que isso, seja saber deixar que as pessoas que te amam o/a façam feliz. Isso não quer dizer que a felicidade depende dos outros, mas sim que é preciso estar aberto à felicidade. É preciso olhar para dentro de você mesmo e encontrar a sua felicidade e ai então dividí-la com quem você ama.
Tome cuidado para não se fechar demais. Eu sei que isso é difícil, mas você precisa se deixar amar, se deixar tocar, deixar que as pessoas expressem o carinho que sentem por você. Claro que muitas vezes isso traz sofrimento, mas todo sofrimento é passageiro desde que você encontre a verdadeira felicidade dentro de você.
O relógio está correndo. Não perca tempo com aquilo que não merece atenção. Os pequenos problemas do dia a dia. Se pensar bem eles não fazem a menor diferença.
E o principal: não descubra no fim da vida, que deixou sua esperança e seus sonhos para trás.
Esperança e sonhos. Divida-os sempre com quem você ama.

Um comentário: